domingo, 22 de janeiro de 2017

Como aquecer a casa no Inverno sem gastar muito dinheiro

Por toda a Europa e Portugal não é exceção, enfrentam temperaturas muito baixas nos últimos dias.
Todas as pessoas são alertadas para as consequências da exposição ao frio.
Quando se trata de aquecer a casa pensamos, que iremos gastar mais dinheiro com a eletricidade ao ligar o aquecedor ou a conta do gás vai aumentar porque o aquecimento central está sempre ligado.
Podemos seguir algumas dicas para poupar dinheiro e manter a casa quente.

Ventilar a casa

Pois com o frio a tendência é não abrir a janela, mas está errado se as suas janelas forem pequenas, pode deixar abertas durante 10 minutos. A melhor altura é quando o sol incide na casa. De manhã quando acorda é a melhor opção.

Conserve o calor
Se estiver numa sala, faça questão de fechar a porta dos quartos vazios. Assim, gera pequenas quantidades de calor nos sítios onde descansa ou trabalha, ficando mais confortável.

Use Tapetes

Durante o Inverno, o chão costuma estar a uma temperatura média de 10 ou 12 graus, e no Verão chega aos 14 ou 16 graus. Ao usar os tapetes, conserva as altas temperaturas. O ideal para manter o calor é o parquet ou a alcatifa, bem mais confortáveis e quentes que os pavimentos frios de mármore ou pedra, por exemplo.

Manta, a nossa melhor amiga

Estar enrolado(a) numa manta enquanto se lê ou se vê televisão ajuda ao conforto térmico. Escolha uma de lã, polar (feita de poliéster e algodão) ou flanela (de fibras sintéticas). Acender velas na sala pode ajudar a criar um ambiente mais quente, mas não aumenta a temperatura da sala…

O ataque às frinchas

Faça uma vistoria à sua casa à procura de pequenas saídas de ar. A fita isolante é boa para tapar as fissuras que existam nas portas, janelas ou outras aberturas e para impedir que o ar quente fuja para um quarto mais frio. Pode optar por massas reparadoras ou silicone.

Aproveite o sol

Quando este estiver a bater na sua casa, feche todas as janelas e afaste as persianas ou cortinas que possam impedir a entrada da luz. Não abra as janelas. Depois, o sol põe-se e aí é que deve fechar as cortinas e as persianas para evitar que a temperatura quente desapareça.

Sem comentários:

Enviar um comentário